Breve Histórico

A Educação Infantil, no município de Armazém, foi criada pelo Decreto Lei nº 04, em 1975, na gestão do então prefeito, Antônio David Filleti. Sendo instalada no Colégio das Irmãs, situado na Praça Dois Corações, ao lado da Igreja Matriz, com o nome de Chapeuzinho Vermelho, atendendo no período vespertino 25 crianças de 05 a 06 anos, tendo como professora a Irmã Maria Balmann.

No ano de 1979, tendo um aumento satisfatório de crianças, foi admitida a professora Zilda Arent Vieira, no período matutino com o pré-escolar ficando para o vespertino as crianças de 03 a 04 anos, totalizando 45 alunos. As duas professoras, na época, cursavam a faculdade de pedagogia. Em 1982, a professora Valdéia Steiner foi admitida no lugar da Irmã Maria.

Até 1987, apenas duas professoras trabalhavam. Mas, em 1988, com a unificação dos jardins: Estrela Brilhante e Mickey Mouse começaram a atender crianças menores de 03 anos, sendo admitidas mais duas professoras e duas auxiliares.

Com o crescimento acelerado da população, sentiu-se a necessidade de construir uma instalação somente para a educação infantil, localizado na Rua Tomáz Eufrázio Corrêa, no Centro de Armazém. Possuindo um terreno de 1.140m², sendo que 740m² de área construída com verbas provenientes do Estado. O prefeito da época, Bertolino Boing, através do Decreto Lei nº 563, de 24/01/1989, autorizou a construção e assumiu a manutenção e funcionamento do Jardim de Infância Chapeuzinho Vermelho, ficando vinculada ao Sistema Municipal de Ensino.

Em 20 de março de 1991, foi implantada a APP (Associação de Pais e Professores) da Instituição, registrada com o código 00821-4.

Em 26 de fevereiro de 2002 e sob, o Decreto Lei nº 971, o então Jardim de Infância Chapeuzinho Vermelho passou a denominar-se Centro de Educação Infantil Tia Mônica. Desde então ano a ano aconteceram mudanças significativas, sempre visando ampliar a qualidade dos serviços oferecidos e o número de alunos também cresceu em ritmo acelerado.

Em 2016, este CEI atendeu 260 crianças, distribuídas em dois espaços físicos diferentes (na instituição principal intitulada CEI Tia Mônica e na Creche Tia Dôra, que se tornou uma extensão do CEI). Em 2017 está atendendo há 256 e continua a primar por uma educação de qualidade. Sempre procurando estar dentro das Leis de Diretrizes Bases da Educação Infantil e, encontra-se numa constante busca de aperfeiçoamento, fundamentando-se na concepção da criança como ser em processo de desenvolvimento, como sujeito ativo na construção do seu conhecimento.