Emancipado de Tubarão, Armazém busca sua autonomia. O então lugarejo era chamado Capivari, devido ao rio que banha o município, mas passou a chamar-se Armazém com a instalação de um estabelecimento comercial na localidade de Sertão dos Corrêas pertencente a José Manoel Corrêa, onde os serranos faziam suas paradas para pernoite para comercialização de produtos em Laguna e Tubarão via Rio Capivari.
Após a Revolução Farroupilha e a queda da República Juliana, em Laguna, a terra onde se encontra a cidade foi doada a um militar, Manoel Lourenço Demétrio, que lutara contra os rebeldes. Assim surge o primeiro povoado, em 1870, com a chegada dos portugueses. Capivari, como era chamado o povoado, adotou o nome atual a partir da instalação de um grande armazém na localidade de Sertão dos Corrêa. Em 1959, Armazém emancipou-se do município de Tubarão.
Em anexo o livro:
ARMAZÉM E SUA HISTÓRIA, de Pe. Bernardo de Claraval Emmendoerfer SCJ publicado em 1985. Um belo resgaste histórico da cidade de Armazém e das famílias que ajudaram a construir este município. O livro, segundo o Pe. Bernardo foi elaborado a partir de suas observações, com depoimentos orais e escritos importantes da época.
Ele gostava de registrar a história por onde passava, pois acreditava que: “É preciso registrar os dados anteriores, enquanto é tempo, pois se isso não acontecer, as fontes vão se extinguindo e ninguém mais beberá das águas passadas”.