Prefeito pede que população continue em casa

O Prefeito Municipal de Armazém, José Benjamim Arent diante das muitas incertezas que afligem a todos neste momento delicado, resolveu expressar-se através de entrevista ao Portal do Município de Armazém (armazem.sc.gov.br) com a intenção de informar e tranquilizar a população armazenense.

Portal Armazém: Prefeito como o senhor entende este momento?

José Benjamim Arent: É sem dúvida um momento de apreensão para todos nós. O município tem seguido as orientações do Governo do Estado, pois entendemos que é preciso pensar e agirmos todos juntos para contermos os avanços da contaminação pelo Coronavírus.

PA: Como está o município de Armazém com relação ao Coronavírus?

Prefeito: A população está de parabéns, pois desde a semana passada (16/03) quando nos reunimos pela primeira vez para decidirmos o posicionamento do município no enfrentamento da doença, cada vez mais estamos recebendo o apoio de todos. Naquele dia a responsável pela Vigilância Epidemiológica, nos informou que havia duas pessoas em quarentena no município, mas apenas por prevenção, pois tinham viajado.

PA: Como está o atendimento do Posto Central e Vigilância Epidemiológica?

Prefeito: O que nos foi repassando, pelo Secretário Municipal de Saúde, Vanclei da Silva é que os atendimentos no posto continuam apenas para os casos de emergências e que a população está respeitando a orientação de ficar em casa. Com relação ao Alô Coronavírus (3645-0126), as pessoas têm ligado bastante para tirar dúvidas e são orientadas pelos profissionais da saúde. A Vigilância monitora os casos, orienta de acordo com a Regional de Saúde e faz o acompanhamento daqueles que necessitam de mais atenção.

PA: Com relação aos casos, como está o município hoje (23)?

Prefeito: Diante de outros municípios, graças ao empenho de todos: Bem. Segundo a responsável Vigilância Epidemiológica, Enfermeira Débora da Rosa Wensing nos informou: Hoje (23), Armazém há seis casos suspeitos da doença, porém nenhum caso confirmado ou descartado. É uma vitória, mas que ainda não podemos comemorar, pois só com o isolamento social teremos chances reais de afastar o vírus de nossa cidade.

PA: E, no Hospital Santo Antônio?

Prefeito: Segundo nos informou a Diretora do Hospital, Maraisa Wessling Claudio os atendimentos estão com fluxo baixo, somente casos de emergências, pois a população está cooperando ficando em casa.

PA: Quais ações o Hospital têm feito no momento?

Prefeito: Ainda, com informações da Diretora, o Hospital irá disponibilizar 10 (dez) leitos de isolamentos e 10 (dez) leitos clínicos por solicitação do Estado para ajudar os hospitais da região que estão superlotados. Mas a população pode ficar tranquila, pois os pacientes que vierem serão amparados por profissionais treinados, com materiais de EPI (Equipamento de Proteção Individual) e que não haverá risco para o município.

PA: Há previsão de quando as empresas e os comércios da cidade poderão voltar ao funcionamento normal?

Prefeito: Infelizmente ainda não. O Governo do Estado deverá se pronunciar amanhã (24) com novas medidas e nós estamos no aguardo. Acreditamos que serão encontradas soluções importantes para o setor econômico dentro em breve, pois o país inteiro está sofrendo com a paralisação das atividades.

PA: O que o senhor deseja solicitar neste momento para a população?

Prefeito: Que tenhamos paciência, pois estamos seguindo as orientações do Estado de Santa Catarina. Todos estão focados para minimizar o número de casos no Estado e, se continuarmos empenhados, certamente em Armazém não teremos nenhum caso registrado. Por favor, aguardem novas notícias, através do Portal do Município e redes sociais. Muito obrigado.

Extras:

O primeiro caso confirmado pelo Ministério da Saúde do Brasil foi divulgado no dia 26 de fevereiro de 2020 e, até este momento, segundo o MS temos no Brasil: 1.546 casos confirmados e 25 mortes pelo Coronavírus. Em Santa Catarina os números são: de 68 casos e nenhuma morte. Mas vale ressaltar que estes números mudam constantemente e, por isso, são apenas uma amostra de como estamos na guerra contra o Coronavírus.