Professores da Rede Municipal trabalham em casa planejando aulas não presenciais

A Administração Municipal de Armazém, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte vem orientando e apoiando o planejamento das aulas tanto no Ensino Fundamental quanto na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Armazém.

Amparados juridicamente e, por ato legal da Resolução do Conselho Municipal da Educação, a Secretaria adotou ações emergenciais para que qualidade educacional prevaleça.

O Prefeito Municipal, José Benjamim Arent, entende que o momento exige de toda a população e acredita que é preciso agir para fortalecer a família. “Nossos profissionais de educação estão empenhados para que o ano letivo não seja comprometido. E, acreditamos que a família será peça fundamental”, expõe o prefeito.

Desde que as aulas foram suspensas no município, em 18 de abril de 2020, toda a rede está trabalhando através de grupos de whatsapp e por telefone planejando ações para que o conteúdo e as atividades tenham sequência até que as aulas presenciais retornem.

A Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esporte, Maura Doerner Bruening prima pela qualidade de ensino e lembra de que o aluno deve ser o foco das atenções. “O aprendizado acontece de diversas formas: em casa, na escola e em sociedade. Por isso, neste momento os profissionais da Rede estão fazendo o seu melhor. Utilizando ferramentas digitais e, quando necessário, disponibilizando para os pais irem buscar nas escolas material impresso”, comenta.

No Ensino Fundamental – os alunos começaram a receber orientações desde o dia 30 de março, pois tanto a direção quanto os professores das escolas entenderam que era preciso dar continuidade aos conteúdos iniciados desde fevereiro. Segundo a Secretária todos os alunos receberam os conteúdos de forma digital ou impresso. O planejamento do trimestre está sendo respeitado e os professores seguem conduzindo seus alunos utilizando os recursos disponíveis.

Na Educação Infantil – nesta fase da vida estudantil as crianças são motivadas a conhecerem-se e a descobrirem o mundo através da ludicidade. É brincando que se aprende. Para a Secretária Maura é exatamente assim que sua equipe atua. “As crianças são estimuladas e convidadas aprenderem algo novo. Na Educação Infantil a participação familiar é ainda maior, pois os pequenos aprendem melhor quando são acolhidos e amados por seus familiares”, expressa Maura.

O momento de isolamento social que o Coronavírus impõe à população mundial é de reflexão e, ainda, de mudança de hábitos. Por isso, a dinâmica de ensinar e aprender também passa por uma grande transformação. Sendo assim a Secretaria de Educação agradece o empenho de todos os envolvidos: Família e Escola.