Município entrega 476 kits da merenda escolar para famílias de Armazém

O município de Armazém, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, fez a entrega de 476 kits para as famílias de armazenenses, na terça-feira (12) e quarta-feira (13) desta semana.

A Secretária Municipal de Educação, Maura Doerner Bruening esteve presente em todas as unidades escolares supervisionando as entregas e expressou: “Acreditamos que alimentos que as famílias dos nossos alunos receberam irão ajudar na economia do lar. Algo imprescindível nestes tempos difíceis, como o que estamos vivendo”.

Os kits foram elaborados pela nutricionista municipal, Maria Joaquina Fernandes Corrêa, respeitando os valores nutricionais, com alimentos de supermercado e itens da agricultura familiar.

A entrega foi realizada nas escolas, acompanhadas pelos gestores, profissionais da Secretaria de Educação e Conselheiros da Alimentação Escolar – CAE. Com todas as pessoas presentes respeitando o distanciamento, evitando aglomeração, utilizaram álcool em gel e máscaras.

A Presidente do CAE, Gislane Martins Cascaes também comentou sobre a importância da distribuição às famílias: “A alimentação escolar é equilibrada e contribui para o desenvolvimento das crianças. E, com estes kits as famílias poderão manter uma alimentação saudável em casa”.

A distribuição dos kits é custeada pelo repasse financeiro do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNA e, complementada com recurso próprio do município. O valor da parcela é de acordo com o número de alunos matriculados na Rede de Ensino.

A Secretária Maura aproveita também para agradecer aos pais que abriram mão de receber o kit em prol de outras famílias. Com isso foi possível dar, às famílias que realmente necessitam de ajudar, um kit no valor de R$ 30,00. Valor este superior aos R$ 15,00 reais por aluno estimado a princípio. “Com certeza Armazém é uma cidade amiga e, por isso, só temos a agradecer”, afirmou.

As famílias que receberam os kits são pessoas em vulnerabilidade e com renda familiar reduzida e que permanecerão nas listas das escolas até que a situação se resolva.

As futuras entregas dependerão de uma nova liberação de recursos federais e, por isso, o prazo pode variar. É importante salientar que o programa prevê valores diferentes para os alunos que estudam em período integral. Sendo assim, algumas famílias receberam mais de um kit tanto pelo período quanto pelo número de filhos em idade escolar.

E, também, é válido informar que todos os itens dos kits foram adquiridos nos últimos dias, pois o município de Armazém não atua com estoque de merenda escolar nas escolas. Em tempos normais as unidades são abastecidas quinzenalmente tanto pelo supermercado quanto pela agricultura familiar.