Profissionais de serviços gerais participam de capacitação sobre boas práticas na alimentação escolar e COVID-19

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Armazém, juntamente com a Nutricionista do município, Maria Joaquina Fernandes Cardoso estiveram coordenando o dia de formação para as profissionais que atuam na Rede Municipal de Ensino de Armazém.

A capacitação: Boas Práticas na Alimentação Escolar e Diretrizes Sanitárias para o retorno às atividades presenciais nos ambientes escolares, aconteceu neste dia 25 de novembro das 8h às 17h, de forma presencial, no Centro de Educação Tia Mônica, respeitando-se todas as medidas de segurança sanitárias que o momento exige. O curso foi ministrado de forma on-line sendo transmitida via internet em um telão, no pátio do Centro, bem arejado e com todas as participantes sentadas distantes umas das outras.

O encontro presencial é o primeiro desde o início da pandemia, mas está amparado na Portaria SES Nº 715 DE 18/09/2020, publicada no DOE – SC. Segundo esta portaria a autoridade sanitária estadual autoriza a retomada de forma gradual e monitorada, dos eventos na modalidade de Congressos, Palestras, Seminários e afins, no Estado de Santa Catarina, considerando a Avaliação do Risco Potencial para COVID19 nas regiões de saúde.

O dia teve como pauta: Os PlanCon’s – Planos de Contingência para a Educação – com orientações sobre a implementação de medidas de proteção contra a infecção da COVID -19 em trabalhadores, inciso II: […] capacitar os trabalhadores […] b. Lembramos que essa formação não é a única opção para atender ao disposto nos documentos de regramentos da Secretaria de Estado da Saúde e da Educação. c. Se seus profissionais não aderirem a essa formação, sugerimos o planejamento de formação com objetivo similar para atender a determinações sanitárias em vigor, no nosso Estado.

A formação foi organizada e ofertada por: FECAM, UNDIME/SC, EPAGRI, Secretaria de Estado da Educação e Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca.

O dia de formação será validado com certificação aos participantes que poderão obtê-lo a partir de janeiro de 2021. Sendo que estará disponível no site da Epagri ou aplicativo EpagriMob, na aba minha Epagri. As pessoas inscritas poderão acessar e baixar o certificado, pelo e-mail pessoal que foi enviado na inscrição.